SISTEMA OPERACIONAL
Um computador possui muitos acessórios, nele encontramos muitos programas que nos contribuem para realizar inúmeras atividades na escola. Todavia, ele é dividido em hardware (placas, monitor, drive de disquete, entre outras partes), que é a parte física, e o software (programas de computador, documentos, etc), que é a parte lógica do computador.
No mundo digital, o homem tem a sua disponibilidade no mercado, duas categorias de programas de computador: Software Livre (SL) e o Software Proprietário (SP).
Primeiramente, o software livre caracteriza-se pela liberdade aos usuários. Ele pode executar, copiar, estudar, modificar. Entretanto, isso não significa que todos os Softwares sejam gratuitos, o usuário pode conhecer toda a estrutura do programa.
O Software Proprietário tem como principal conceito o código - fechado, ou seja, nenhuma outra pessoa tem conhecimento do conteúdo do seu programa. O Software é muito valorizado como produto, ele tem como grande objetivo o lucro, afinal vivemos em um mundo capitalista.
O Software Livre, tanto gratuito como vendido, não precisa de licença para ser instalado. Porém, o Software Proprietário para ser instalado por outras máquinas, deve possuir uma licença para fazer uso.
Instalando um Software de forma ilegal, a pessoas estará cometendo um “crime”, e poderá sofrer penalidades conforme as Leis Brasileiras ao uso irregular de Software.
Cada sujeito social pode escolher qual tipo de Software, quer ter em seu computador. O interessante é que saibamos desfrutar das maravilhas que o mundo virtual e tecnológico nos oferece para aperfeiçoarmos nossas práticas pedagógicas.
FONTE: Leitura do texto de: Viviane Bessa, ""DESMISTIFICANDO O SOFTWARE LIVRE".